Parabéns! Você está grávida!
Já está fazendo acompanhamento no seu médico, está tudo indo muito bem, tirando os enjoos e o sono, mas a barriguinha ainda não deu sinal, então só os mais íntimos sabem da novidade.
Mas, quando a barriguinha começa a crescer, sempre tem alguém pra perguntar: “Você está de quantos meses?”.
Você pára, pensa, pensa mais um pouquinho e responde meio na dúvida: “Estou de X meses”. Ou então, já responde na lata: “Estou de X semanas!”. Pronto, agora você vai ver uma cara de interrogação gigante da pessoa que perguntou.
Semanas?
Como assim?
Mas, e os meses?
Não funciona mais assim?
“Se todo mundo quer saber de quantos MESES estou, porque o médico fala sempre em semanas?”
Sabemos que os meses têm durações diferentes, alguns têm trinta, outros trinta e um dias, e tem ainda o mês de fevereiro, que tem vinte e oito dias normalmente, mas no ano bissexto tem vinte e nove.
Então, com todas essas diferenças de dias de um mês para outro, o jeito mais confiável de acompanhar o crescimento do bebê e a evolução da gestação, é contando em semanas, pois elas não têm variação na quantidade de dias. Uma semana sempre tem sete dias e ponto!
Mas, quando dizemos que um mês tem quatro semanas, estamos fazendo um arredondamento do tempo, e com isso, alguns dias acabam ficando fora da conta.
Entenda melhor:
1 mês = 4 semanas
1 semana = 7 dias
4 semanas x 7 dias = 28 dias
Se todos os meses tivessem vinte e oito dias estaria tudo bem, mas como não é o caso, existe uma diferença de dois ou três dias a cada mês.
Logo, ao final de dez meses a soma de todos esses dias que “sobraram” pode passar de vinte dias!
Por isso, o controle semanal da saúde gestacional é o mais indicado e assertivo.
Mas, e quando me perguntarem de quantos meses estou?
Claro que quando a família e os amigos perguntarem o tempo de gestação, é muito mais fácil responder em meses, já que é o modo mais popular de calcular o tempo que falta para o bebê chegar.
Você olha a tabelinha e responde em meses, assim evita ter que explicar tudo isso sobre as semanas para todos que estão curiosos sobre a chegada do seu bebê.
Ainda tem dúvidas ou quer entender melhor essa conversão de semanas em meses? Assista o vídeo da doula Aláya Dullius no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=vznOlk0DQkE&feature=youtu.be
Fontes:
Aláya Dullius
https://www.maemequer.pt/estou-gravida/como-cresce-o-bebe/dentro-do-ventre/mes-vs-semana-gravidez/